Porto Velho, RO — O esporte estudantil da capital vive um momento histórico nesta quarta-feira (3) com a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares Municipais de Porto Velho (JEM-PVH 2026). O evento acontece no Ginásio Cláudio Coutinho e marca o retorno da competição após 12 anos, reunindo estudantes, professores, familiares e representantes da comunidade escolar.
Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), o JEM-PVH tem como principal objetivo incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes, além de promover inclusão social, integração e desenvolvimento educacional por meio do esporte.
A programação terá início às 18h, com apresentações da Banda de Fanfarra e da equipe de Ginástica Rítmica do programa Construindo Campeões. A partir das 19h, será realizada a solenidade oficial com a entrada das delegações escolares, apresentação das bandeiras, execução do Hino de Porto Velho, juramento dos atletas e árbitros, pronunciamentos das autoridades, revezamento da tocha e acendimento da pira olímpica.
O evento contará ainda com apresentações culturais, incluindo uma quadrilha junina, além da participação de lideranças estudantis, reforçando o caráter festivo e integrador da competição.
Ao todo, o JEM-PVH 2026 reúne 68 escolas e cerca de 2.680 atletas e dirigentes. As disputas seguem até o dia 14 de junho em diversos espaços esportivos da capital.
Entre as modalidades que serão disputadas estão futsal, handebol, basquetebol, voleibol, vôlei de praia, atletismo e ginástica rítmica, proporcionando oportunidades para estudantes demonstrarem talento e espírito esportivo.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância da retomada da competição para a juventude porto-velhense e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte.
Segundo o gestor, os Jogos Escolares representam uma oportunidade de inclusão, integração e incentivo ao desenvolvimento de habilidades esportivas e sociais entre os jovens participantes.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Cássio Moura, afirmou que o retorno da competição simboliza um novo ciclo para o esporte estudantil da capital, fortalecendo a cidadania e criando novas oportunidades para atletas em formação.
Com grande participação das escolas e milhares de estudantes envolvidos, a expectativa é que o JEM-PVH 2026 consolide novamente os Jogos Escolares Municipais como uma das principais competições estudantis de Porto Velho.
Fonte: Secom
0 Comentários