Porto Velho, RO — As fortes chuvas que atingem Roraima levaram o governo federal a enviar uma equipe técnica para auxiliar o estado na resposta aos desastres. De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), mais de 5,6 mil pessoas já foram afetadas pelos impactos das precipitações, embora não haja registro de mortes até o momento.
Os técnicos atuarão no suporte aos municípios e ao governo estadual nos processos de reconhecimento federal de situação de emergência, elaboração de planos de trabalho e solicitação de recursos destinados à assistência humanitária, recuperação de serviços essenciais e reconstrução de áreas atingidas.
Servidores da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) participaram, no último sábado (30), de reuniões em Boa Vista com representantes da Defesa Civil estadual para monitorar a situação e alinhar as estratégias de resposta às ocorrências.
Estragos provocados pelas chuvas
As precipitações acima da média histórica causaram alagamentos, inundações, rompimento de pontes e bueiros, além de interrupções em rodovias e estradas vicinais. Diversas comunidades indígenas e rurais também ficaram isoladas em razão dos danos à infraestrutura.
Segundo o MIDR, atualmente são monitorados 18 pontos críticos em todo o estado, incluindo cinco bloqueios totais e três bloqueios parciais em vias de acesso. Os municípios mais afetados são Bonfim, Uiramutã, Normandia, Alto Alegre, Amajari, São Luiz do Anauá, Cantá e Rorainópolis.
Entre as regiões mais impactadas está o distrito de Jacamim, em Bonfim, onde aproximadamente 100 famílias permanecem isoladas. Em Uiramutã, o acesso terrestre às comunidades indígenas foi comprometido, enquanto em Normandia as cheias do Rio Maú atingiram moradores que vivem às margens do curso d’água.
Previsão e orientações à população
A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas em grande parte de Roraima. Até a próxima terça-feira (2), são esperados acumulados entre 50 e 100 milímetros por dia, especialmente na região centro-norte do estado.
Os municípios de Uiramutã, Bonfim, Normandia e Boa Vista estão entre as áreas com maior risco de novos transtornos causados pelas precipitações intensas.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas oficiais, evite transitar por áreas alagadas e não busque abrigo sob árvores durante tempestades. Em situações de risco, como o surgimento de trincas, rachaduras nas paredes ou elevação repentina do nível dos rios, a recomendação é deixar o imóvel imediatamente e procurar um local seguro.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários