Nova unidade hospitalar será gerenciada em parceria com a Unir e a EBSERH para ampliar os atendimentos pelo SUS
Porto Velho, RO — A Prefeitura de Porto Velho está nos últimos ajustes para entregar à população o primeiro Hospital Municipal da história da capital rondoniense. A nova unidade representa um marco histórico para a saúde pública da cidade após mais de um século de espera.
Fruto de um processo considerado inédito na estrutura municipal, o hospital foi adquirido com toda a estrutura pronta, condição que eliminou os longos prazos e a burocracia normalmente enfrentados em obras de grande porte.
Com o prédio já quitado pelo erário municipal, a unidade conta com mais de uma centena de leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico e toda a estrutura necessária para o atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O último passo antes do início do funcionamento será a formalização da parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
A parceria já foi encaminhada pelo prefeito Léo Moraes à Câmara Municipal por meio de Projeto de Lei. Após aprovação no parlamento, a gestão do Hospital Municipal ficará sob responsabilidade do Governo Federal, através da Unir e da EBSERH.
O modelo administrativo é considerado inédito em Rondônia e deve garantir maior capacidade operacional, gestão técnica especializada e ampliação dos serviços ofertados à população.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, destacou que a nova unidade representa um avanço importante para fortalecer a rede pública de atendimento.
“Estamos trabalhando para entregar uma estrutura moderna, preparada e capaz de ampliar a assistência à população. Esse hospital vai fortalecer a rede municipal de saúde, melhorar a capacidade de atendimento e oferecer mais dignidade para quem depende do SUS”, afirmou.
O prefeito Léo Moraes classificou a conquista como histórica para Porto Velho.
“É uma entrega histórica viabilizada através de um projeto inovador, eficiente e que irá amenizar o sofrimento de milhares de pessoas que sofrem na fila da regulação em Porto Velho. É um novo capítulo para a saúde da nossa capital”, declarou.
A expectativa da gestão municipal é que, após a consolidação da parceria entre Prefeitura e Governo Federal, a capacidade da unidade hospitalar seja ampliada gradativamente, podendo ultrapassar a marca de 200 leitos disponíveis para atendimento da população.
Fonte: Secom
0 Comentários