Porto Velho, RO — O município de Pimenta Bueno recebeu, na sexta-feira (8), a Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa voltada à ampliação do acesso feminino aos serviços especializados de saúde.
A ação é realizada em parceria entre o governo de Rondônia e a prefeitura municipal, integrando as estratégias do programa Agora Tem Especialistas.
A unidade móvel oferecerá mamografias e consultas ginecológicas para pacientes já reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mulheres que ainda não possuem encaminhamento devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar o cadastro. Após o procedimento, a regulação entrará em contato para informar a data e o horário do atendimento.
Segundo o governador Marcos Rocha, a iniciativa busca aproximar os serviços de saúde da população e reduzir a necessidade de deslocamentos.
“Esse tipo de ação garante mais acesso, sem necessidade de deslocamentos, fortalece a saúde no município e reduz filas”, destacou.
As Carretas da Saúde da Mulher oferecem exames e consultas gratuitas com foco na detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.
De acordo com o governo estadual, em 2026 as unidades itinerantes irão percorrer diversas regiões de Rondônia, incluindo Porto Velho e outros municípios do estado.
O secretário estadual de Saúde, Edilton Oliveira, ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“O acesso garante o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Essa iniciativa tem finalidade de oferecer mais qualidade de vida às pacientes”, afirmou.
A carreta permanecerá em Pimenta Bueno por aproximadamente 30 dias, com previsão de realizar mais de mil exames e consultas. O prazo poderá ser prorrogado conforme a demanda.
As próximas localidades que receberão a unidade móvel ainda serão definidas e divulgadas nas redes oficiais do governo de Rondônia.
Fonte: Secom
0 Comentários