Porto Velho, RO — O governador de Rondônia, Marcos Rocha, recebeu na quinta-feira (21) o título de Presidente de Honra Nacional concedido pela Federação Nacional dos Comunicadores (Fenacom), durante solenidade realizada no município de Ariquemes.
O evento reuniu profissionais da comunicação, autoridades e lideranças de diferentes segmentos, destacando o compromisso com a liberdade de imprensa, o diálogo democrático e o reconhecimento aos profissionais da área.
Na ocasião, também foram entregues 60 Moções de Aplauso a jornalistas e personalidades que têm contribuído para o fortalecimento da comunicação em Ariquemes e em toda a região do Vale do Jamari.
Segundo a organização, as homenagens refletem o reconhecimento ao trabalho desenvolvido com transparência e respeito à comunicação.
Durante a solenidade, o governador Marcos Rocha ressaltou a importância da comunicação para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.
“É uma grande honra receber esta homenagem da Fenacom. Ser reconhecido por uma entidade representativa da comunicação nacional é a certeza de que o governo do estado tem atuado firme, com compromisso com o diálogo e o respeito à imprensa”, afirmou.
O governador também destacou o papel dos profissionais da comunicação no fortalecimento da democracia e no acesso à informação.
“Rondônia prospera com uma comunicação que chega para todos. Nosso comprometimento é sempre reconhecer o trabalho sério dos profissionais que diariamente levam notícia à sociedade com responsabilidade e compromisso com a verdade”, enfatizou Marcos Rocha.
O chefe do Executivo estadual já havia sido homenageado pela Fenacom em dezembro de 2025 com a comenda “Comunicador Fenacom”. Em março deste ano, recebeu ainda o título de “Governador Destaque Nacional 2026”, na Paraíba.
Defesa da comunicação
Fundada em 7 de setembro de 2016, com sede em Brasília (DF), a Federação Nacional dos Comunicadores do Brasil (Fenacom) possui representação em diversos estados brasileiros, incluindo Rondônia e Paraíba.
O presidente nacional da Fenacom, jornalista Fábio Willian Camilo, destacou a importância da defesa da categoria e da valorização de uma imprensa livre e responsável.
Durante o pronunciamento, ele também chamou atenção para medidas de segurança voltadas aos profissionais da comunicação, mencionando casos recentes de violência contra jornalistas registrados em Porto Velho.
Já o presidente da Fenacom em São Paulo, Júlio Froes, ressaltou o respeito às instituições e afirmou que Rondônia tem se destacado entre os estados mais promissores do país.
Segundo a entidade, o título de Presidente de Honra simboliza não apenas uma homenagem pessoal ao governador, mas também o reconhecimento a uma gestão que compreende a comunicação como instrumento de cidadania e fortalecimento institucional.
0 Comentários