Estudantes participaram de atividades educativas sobre polinização, preservação ambiental e importância das abelhas para a biodiversidade

Porto Velho, RO — A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta quarta-feira (20), uma ação de educação ambiental em comemoração ao Dia da Abelha. O evento reuniu alunos do 5º ano da Escola Professor Waldey Marcião de Menezes no sítio Agrotropical Amazônia, localizado na Estrada do Belmont, no bairro Nacional, zona Norte da Capital.

A iniciativa aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) e contou com o apoio da Associação de Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama), por meio do projeto Mãos que Protegem.

A programação incluiu palestras educativas, dinâmicas lúdicas sobre polinização e apresentações sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental e a produção de alimentos. Os estudantes também participaram de uma oficina prática para produção de bombas de sementes, aprendendo técnicas de plantio de flores voltadas à preservação ambiental.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou que ações educativas voltadas às crianças fortalecem a consciência ambiental e contribuem para um futuro mais sustentável.

“Quando aproximamos as crianças da natureza e mostramos, na prática, a importância das abelhas para a vida no planeta, estamos investindo em um futuro mais sustentável. Educação ambiental é uma ferramenta poderosa de transformação, e queremos incentivar cada vez mais iniciativas que formem cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação”, afirmou.

Vivência prática sobre polinização

A diretora do Departamento de Gestão de Políticas Ambientais (DGPA), Joana Aurélia, explicou que a atividade proporcionou uma experiência prática e educativa aos alunos.

“Os estudantes participaram de uma dinâmica na qual representaram as próprias abelhas e vivenciaram o processo de polinização. Eles também puderam observar colmeias de abelhas sem ferrão, todos devidamente equipados, além de conhecer como ocorre a produção do mel”, destacou.

O evento reforçou o papel essencial das abelhas para a biodiversidade, o equilíbrio ambiental e a segurança alimentar, promovendo conscientização ambiental desde a infância por meio de atividades educativas e interativas.

O secretário da Sema, Arthur Borin, ressaltou que ações como essa fazem parte de um trabalho contínuo de aproximação da população com as causas ambientais.

“A Sema desenvolve diversas atividades ao longo do ano para aproximar a população, especialmente as crianças, das questões ambientais. A ação realizada no Dia da Abelha é um exemplo desse compromisso. Quando ensinamos sobre polinização e incentivamos o plantio, estamos formando uma geração mais consciente e preparada para proteger a natureza”, afirmou.

Fonte: Secom