Porto Velho, RO — A Prefeitura de Porto Velho iniciou a implantação de cilindros balizadores em importantes vias e cruzamentos da capital como parte das ações voltadas à organização do trânsito e à redução de acidentes viários.
Com eficácia considerada elevada no ordenamento do fluxo de veículos, os equipamentos funcionam como uma espécie de barreira visual psicológica, auxiliando os motoristas na percepção dos limites da pista e inibindo manobras perigosas em áreas de grande movimentação.
A nova ferramenta já começou a ser utilizada em trechos da avenida Jorge Teixeira e da Estrada da Penal, locais que registram intenso fluxo de veículos diariamente.
Segundo o prefeito Léo Moraes, os cilindros balizadores já apresentam resultados positivos na mobilidade urbana da cidade.
“É mais uma ação dentro do pacote que está mudando a mobilidade da nossa capital, junto com a Faixa Verde, direita livre e outras melhorias que fazem Porto Velho andar para frente”, afirmou.
O secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Iremar Torres, destacou que os equipamentos fazem parte de um conjunto de medidas técnicas implantadas em pontos considerados estratégicos para o ordenamento viário.
“Os cilindros balizadores auxiliam diretamente na organização do fluxo de veículos, oferecendo mais segurança aos motoristas e contribuindo para um trânsito mais eficiente. Estamos atuando com planejamento técnico para ampliar essas intervenções em pontos que apresentam maior necessidade de ordenamento viário”, explicou o secretário.
Produzidos em poliuretano ou polietileno extra flexível, os dispositivos também ajudam a proteger os veículos. Os equipamentos utilizam o chamado efeito “João Bobo”, dobrando ao receber impactos sem provocar grandes danos.
De acordo com a Prefeitura, a previsão é que os cilindros balizadores avancem nas próximas semanas para outros cruzamentos estratégicos da capital, incluindo a região da avenida Raimundo Cantuária com a avenida Nações Unidas.
Fonte: Secom
0 Comentários