Porto Velho, RO — Centenas de alunos da rede municipal participaram das ações da campanha Maio Laranja, promovida pelo Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho. A iniciativa levou crianças ao Teatro Palácio das Artes para acompanhar um musical educativo voltado à prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Com o tema “Carinho não pode ser segredo e nem dar medo”, o espetáculo utilizou músicas, personagens e linguagem lúdica para orientar crianças de 7 a 13 anos sobre proteção, respeito ao corpo e a importância de buscar ajuda em situações de violência ou abuso.
A mobilização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pela organização do transporte e acompanhamento dos estudantes durante as apresentações.
Em média, 18 ônibus por dia levaram os alunos ao teatro, garantindo segurança e participação das crianças nas atividades educativas promovidas pela campanha.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância da união entre educação e conscientização para fortalecer a proteção da infância.
“Proteger nossas crianças é uma responsabilidade de todos. Quando levamos informação de forma acessível e educativa, ajudamos a quebrar o silêncio e fortalecemos a rede de proteção. A infância precisa ser cuidada com atenção, acolhimento e coragem para enfrentar esse tema”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Giordani Lima, ressaltou o papel da escola na prevenção e no acolhimento das crianças.
“Quando a escola participa de ações como essa, ela fortalece a rede de proteção às nossas crianças. Trabalhar esse tema de maneira lúdica e educativa ajuda os alunos a compreenderem seus direitos, reconhecerem situações de risco e saberem que podem buscar ajuda. A educação também tem esse papel de cuidado e proteção”, destacou o secretário.
Durante as apresentações, os estudantes acompanharam histórias e músicas interpretadas pelo Coral Institucional Canto Livre, coordenado por Sabrynne Sena, em um formato pensado para facilitar a compreensão das crianças sobre um tema delicado, porém necessário.
A campanha Maio Laranja reforça a conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, incentivando a denúncia e a quebra do silêncio.
Denúncias
Em casos de suspeita ou violência, as denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, da Polícia Militar pelo número 190, do Conselho Tutelar ou da Ouvidoria do Ministério Público de Rondônia.
Fonte: Secom
0 Comentários