Atacante brasileiro relata ofensa racista após comemoração de gol na vitória do Real Madrid sobre o Benfica em Lisboa - © Reuters/Rodrigo Antunes

Porto Velho, RO — O atacante brasileiro Vinícius Júnior denunciou um episódio de racismo durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, de Portugal, no confronto válido pelo mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. O caso ocorreu logo após o camisa 7 marcar um golaço no Estádio da Luz, em Lisboa.

O lance aconteceu aos quatro minutos do segundo tempo. Após receber passe de Kylian Mbappé pela esquerda, Vini Jr finalizou da entrada da área e acertou o ângulo do goleiro Anatoliy Trubin. Na comemoração, o brasileiro dançou próximo à bandeira de escanteio, perto de torcedores do Benfica.

Confusão e denúncia de racismo

Jogadores do time português se aproximaram para reclamar da comemoração, e o brasileiro acabou advertido com cartão amarelo pelo árbitro François Letexier. Após a confusão inicial, Vinícius Júnior relatou ao juiz ter sido chamado de “mono”, termo em espanhol utilizado como ofensa racista.

Segundo o atacante, a ofensa teria ocorrido durante discussão com o jogador Gianluca Prestianni. Imagens da transmissão mostraram o momento em que o atleta argentino gesticula com a camisa em direção à boca, enquanto os jogadores discutiam.

Diante da denúncia, o árbitro acionou o protocolo antirracismo, cruzando os braços em forma de “X” e interrompendo a partida por cerca de dez minutos. Jogadores do Real Madrid chegaram a cogitar deixar o campo, mas o duelo foi retomado sem punições imediatas. Após o episódio, Vinícius passou a ser vaiado pela torcida adversária sempre que tocava na bola.

Marca histórica na competição

O gol marcado na partida também colocou Vinícius Júnior em destaque nas estatísticas. Com 31 gols na Liga dos Campeões, ele se tornou o segundo brasileiro com mais gols na história da competição, superando Kaká. O líder do ranking segue sendo Neymar, com 42 gols marcados por Barcelona e Paris Saint-Germain.

Com a vitória por 1 a 0, o Real Madrid leva vantagem para o confronto de volta, que será disputado na próxima quarta-feira (25), às 17h (horário de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Um empate garante a classificação da equipe espanhola às oitavas de final.

Fonte: Agência Brasil