Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações até 13 de fevereiro nas instituições de ensino - © Tomaz Silva/Agência Brasil

Porto Velho, RO — O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2026. Nesta etapa inicial, 226.502 estudantes foram pré-selecionados para concorrer às bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

Esta edição é considerada a maior da história do Prouni, com a oferta de 595.374 bolsas distribuídas em mais de mil instituições privadas em todo o país. O programa é voltado a brasileiros sem diploma de graduação, com prioridade para estudantes de baixa renda.

Os candidatos convocados nesta primeira fase têm prazo até o dia 13 de fevereiro para confirmar e comprovar as informações declaradas na inscrição. A entrega da documentação deve ser feita diretamente na instituição onde o aluno foi selecionado, de forma presencial ou virtual, conforme as regras adotadas por cada faculdade.

De acordo com o balanço divulgado pelo governo federal, São Paulo lidera o número de pré-selecionados, com 43,8 mil estudantes. Entre os cursos com maior volume de novos bolsistas, administração e direito aparecem no topo da lista em todo o país.

O perfil dos inscritos aponta um predomínio feminino, com mulheres representando 67% do total de candidatos. A diversidade étnico-racial também se destaca, com a maioria dos participantes se autodeclarando pardos, seguidos por brancos e pretos.

Entre as graduações mais disputadas, medicina manteve o posto de curso mais concorrido do programa, registrando 61,82 candidatos por vaga. Psicologia e direito aparecem logo em seguida entre as preferências dos estudantes nesta edição.

Para os candidatos que não foram contemplados na primeira chamada, o MEC informou que a segunda chamada do Prouni 2026 está prevista para o dia 2 de março. O programa segue como uma das principais portas de acesso ao ensino superior privado para jovens entre 18 e 20 anos em todo o Brasil.

Fonte: Agência Brasil