Capitã da seleção brasileira, ponteira foi exaltada pela Federação Internacional como referência mundial da modalidade - © Reprodução Instagram/Gabi Guimarães 10

Porto Velho, RO — A capitã da seleção brasileira de vôlei feminino, Gabi Guimarães, foi escolhida como a segunda melhor jogadora do mundo em 2025 pela Federação Internacional de Voleibol (Volleyball World). O anúncio foi feito nesta terça-feira (30), poucos dias após a entidade eleger a brasileira Júlia Kudiess como a quinta melhor atleta da temporada.

Atualmente defendendo o Conegliano, da Itália, Gabi teve atuação de destaque tanto no clube quanto com a camisa da Amarelinha. Em publicação nas redes sociais, a Volleyball World exaltou o desempenho completo da ponteira, chamando-a de “filha do deus do vôlei”.

Adorada pelos fãs, respeitada pelas adversárias e referência para todas as companheiras de equipe, Gabi personifica a ponteira moderna. Passando, defendendo, atacando e liderando. A Miss Tudo faz tudo. A filha do deus do vôlei”, destacou a federação.

A entidade ressaltou ainda a liderança, inteligência, equilíbrio emocional e consistência técnica da atleta, apontando seu impacto decisivo nas principais competições internacionais. “Seu impacto foi igualmente constante, ancorando sua seleção com compostura, versatilidade e garra”, completou.

Na temporada 2024/2025, a segunda de Gabi no Conegliano, a brasileira conquistou três títulos: a Liga Italiana — competição em que foi eleita MVP —, a Liga dos Campeões da Europa, recebendo os prêmios de melhor ponteira e melhor recepção, além da Copa da Itália.

No Mundial de Clubes, Gabi foi vice-campeã com o Conegliano e novamente eleita a melhor ponteira do torneio. Já pela seleção brasileira, liderou a equipe na conquista da medalha de prata na Liga das Nações e do bronze no Campeonato Mundial, sendo destaque individual nas duas competições.

A lista das melhores jogadoras do mundo em 2025 será concluída nesta quarta-feira (31), com o anúncio da número 1 da temporada pela Federação Internacional.

Fonte: Agência Brasil