A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.
Porto Velho, RO - Governador – Quem assistiu um vídeo nas redes sociais do vice-governador Sérgio Gonçalves (UB) falando sobre o futuro político não ficou com dúvidas que ele, que será o governador a partir de abril de 2026, porque as informações é que Marcos Rocha (UB), reeleito em 2022 será candidato a uma das vagas ao Senado, e terá que renunciar seis meses antes das eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices, duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). É que Rocha estaria disposto a concorrer a uma das duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL). Ficou muito bem caracterizado na fala de Sérgio Gonçalves, que seu projeto político futuro é concorrer à reeleição, porque conta com Rocha renunciando e ele assumindo o Governo.
Governador II – O projeto político-futuro do governador Marcos Rocha é buscar uma das vagas ao Senado e sua esposa, a titular da Secretaria de Estado de Ação Social (SEAS) Luana é de concorrer a uma das oito cadeiras da Câmara Federal. No caso de eleitos, o futuro de ambos seria Brasília com a dupla (marido e mulher) marcando presença no Congresso Nacional. Também está no projeto-futuro-político de Rocha apoiar o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que está no segundo mandato consecutivo, disputar o Governo do Estado em 2026. Por isso trabalha forte a candidatura da ex-deputada federal Mariana Carvalho (UB), que também foi vereadora na capital, para prefeita nas eleições de outubro próximo na capital e, como apoiou Rocha no segundo turno vitorioso nas eleições de 2022, teria ele como aliado da maior importância, pois contaria com a “máquina” do Estado nas mãos. Mas a parceria, pelo posicionamento de Sérgio Gonçalves nas redes sociais, estaria comprometida, pois os planos do vice, para o futuro, seria a reeleição ao governo. Quem viver verá...
Expovel - Aberta na quarta-feira (22) 13ª edição da Feira Agropecuária de Porto Velho (Expovel), no Parque dos Tanques será encerrada no domingo (25). Exposição de animais de procedência, rodeio tendo como atração maior montaria em touros, praça de alimentação e shows musicais, são destaques da mostra é o centro das atrações no segmento esta semana em Rondônia. Naiara Azevedo e Mariana Fagundes comandaram o show de abertura, que terá na noite de hoje (22) Thaeme e Thiago e o grupo Traia Véia. Na, sexta feira a maior atração municipal da Expovel, Bruno e Marrone Loubert; Jonas e João Lucas, e Marcelo, Ícaro e Gilmar e, no encerramento, domingo (25) Israel e Rodolffo.
Ji-Paraná – As apostas sobre as eleições a prefeito no segundo maior e mais importante município economicamente, social e politicamente mais importante de Rondônia, está entre as aguardas disputa eleitoral do Estado. O município é considerado um dos mais conservadores de Rondônia e tem três candidatos considerados de centro-direita. O prefeito Isaú Fonseca (UB) é candidato à reeleição e cotado como favorito. Ele tem como adversário direto, o deputado estadual Affonso Cândido (PL), de extrema direita, ligado a Bolsonaro. Também concorre o médico Zenilton Felbek de Almeida, do Podemos. O PT está fora das eleições em Ji-Paraná, porque o ex-deputado federal e presidente regional do partido, Anselmo de Jesus desistiu da candidatura.
Pimenta – Três candidatos estão concorrendo em Pimenta Bueno, e os analistas políticos regionais acreditam que teremos uma disputa mais acirrada entre o atual vice-prefeito, Valteir Cruz (UB), e a professora Marcilene Rodrigues (Podemos), que tem o apoio do atual prefeito, delegado Arismar Araújo, que foi eleito pelo Patriota. Valteir é ligado à Família Mendonça, tradicional na política regional, que tem o deputado estadual Jean Mendonça (PL) como parceiro, que já foi prefeito e vereador, e do seu irmão, Kaká, que já passou pela Assembleia legislativa (Ale) e foi presidente. Também está na disputa Mário Serra (Cidadania), mas acredita-se, que o futuro administrador municipal será Arismar ou a professora Marcilene. Quem viver verá...
Respigo
Servidores da Assembleia Legislativa (Ale) com um sorriso mais largo desde as primeiras horas da manhã. É que o pagamento de agosto está na conta +++ E o Palmeiras ficou de fora de mais uma fase decisiva de campeonatos importantes. Na noite quarta-feira (20) empatou no Allianz Parque com o Botafogo (2x2) e, como tinha perdido na partida de ida (2x1) ficou sem chance de classificação e o time carioca foi para as Quartas de Final da Libertadores +++ Como já tinha sido eliminado pelo Flamengo da Copa do Brasil, só resta para o time do polêmico técnico Abel Ferreira o Brasileirão. Com as duas eliminações, o Palmeiras terá que jogar somente no campeonato onde é bi consecutivo +++ É preocupante ao desleixo da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) de Porto Velho. Constantemente estamos abordando na coluna a irresponsabilidade de pessoas (estão incluídos os diretores da Semtran) por permitir a circulação a pás-carregadeiras, principalmente, em ruas e avenidas centrais da capital sem batedores, na frente e atrás, como determina a lei +++ Na quarta-feira (21) uma pá-carregadeira, por volta das 17h30h horário de enorme movimento, circulando entre os carros na Avenida Tiradentes e depois na Chiquilito Erse. Isso é um absurdo, e, pela ignorância do secretário Anderson Pereira e seus “comandados”, no mínimo estão aguardando uma tragédia para que as providências sejam tomadas.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postar um comentário