Azul condiciona retorno dos voos a Rondônia com o fim da judicialização, as complicações à duplicação da BR 364, Agir36 se organiza para Eleições 2024

Azul condiciona retorno dos voos a Rondônia com o fim da judicialização, as complicações à duplicação da BR 364, Agir36 se organiza para Eleições 2024


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Raupp – Fora da política desde as eleições de 2018, quando não conseguiu a reeleição ao Senado, somando pouco mais de 80 mil votos e ficando na sexta colocação, o ex (prefeito, governador e senador) Valdir Raupp, uma das maiores lideranças do MDB em Rondônia foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de denúncia na Operação Lava-Jato, denominada de “Quadrilhão do MDB no Senado”, que envolveu outros políticos, inclusive o ex-presidente José Sarney. Comentários nos bastidores, dão conta que Raupp e a esposa Marinha, ex-deputada federal (seis mandatos) retomarão ao processo político-partidário regional nas eleições do próximo ano. Com qualidades e defeitos de todos os políticos, Raupp continua sendo uma liderança regional e Marinha, apesar de geniosa tem ações positivas em todos os 52 municípios de Rondônia.

Audiência – Somente a Azul encaminhou representantes para participar da audiência pública na Assembleia Legislativa (Ale) convocada pela Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo deputado delegado Lucas Torres (Progressistas-Ariquemes) realizada na quarta-feira (16), no plenário do Parlamento Estadual. Diversos voos foram cancelados pela Azul e Gol em Rondônia com sérios prejuízos social e econômico para o Estado. A Associação Nacional de Avião Civil (ANAC) não enviou nenhum representante, apesar de convidada e diretamente relacionada com o problema, em total desrespeito aos deputados e aos demais segmentos da população. Sobre a Gol o deputado Lucas foi bem objetivo: “Infelizmente contamos com o não comparecimento do representante da Gol que se furtou de apresentar suas argumentações. Isso demonstra o interesse da companhia em Rondônia”.

Judicialização – A participação do gerente de Relações Institucionais da Azul, Camilo Coelho que, após se pronunciar teve enorme pressa em deixar o local, para não perder o voo (sic) foi patética e muito questionável. “Se tivermos uma queda nos processos, aí sim podemos retomar nossas operações aqui”, disse. No mínimo colocou o Poder Judiciário em xeque. A judicialização ocorre, porque a empresa não cumpriu com suas obrigações. Se as ações foram muitas e as condenações também, a empresa deve estar faltando com suas obrigações, pois a Justiça não estaria protegendo o cliente, mas sim julgando o que foi denunciado. A redução das ações depende somente de uma boa prestação de serviços da empresa. Colocação no mínimo infeliz a do incompetente e ousado Camilo, esperto como um coelho. Se a Azul não quer voar para Rondônia, que abra espaços para outras empresas. Certamente não faltarão candidatos.

BR 364 – A obra de revitalização (duplicação) do trecho (2km) da BR 364 em Itapuã do Oeste, autorizada pelo ministro dos Transportes Renan Filho na última semana, sob a responsabilidade do Dnit deverá ser concluída até janeiro do próximo ano. Os trabalhos estão orçados em R$ 47 milhões. Já o projeto para restauração e duplicação do trecho Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700km teve o projeto autorizado com previsão de um ano para conclusão. Isso significa, que não deverá ser concluído esse ano e não teremos orçamento para o próximo. Portanto, restauração e provável duplicação da 364 na ligação Porto Velho a Vilhena, somente deverá ser liberada para 2025, porque não teremos tempo hábil para disponibilizar orçamento para 2024, porque não tem projeto.

Eleições – O Agir36, partido político oriundo do PTC está se organizando em Rondônia. O presidente do diretório regional, ex-deputado federal Natan Donadon, de Vilhena, promoveu encontro regional em Vilhena para discutir estratégias para as Eleições 2024, a prefeitos e vereadores. No município, segundo Natan, o Agir36 terá nominata completa. Com o eslogam “Só o respeito e o diálogo constroem”, a meta do partido é promover uma série de encontros regionais em vários municípios para ganhar corpo e chegar forte para as eleições municipais de outubro do próximo ano. “A democracia nos possibilita manter esses encontros. O AGIR36 tem esse propósito: ser um mecanismo de transformação da política municipal, estadual e nacional”, alertou Natan Donadon, um dos líderes da Família Donadon, tradicional na política do Cone Sul.

Respigo

As atenções no campo político na próxima semana estarão todas voltadas para a cidade de Machadinho do Oeste, onde será realizada a 4ª Agroshow de 24 a 28 deste mês. A exposição-feira é considerada a melhor do Vale do Jamari +++ Na quinta-feira (24), às 11h será realizada Sessão Extraordinária Itinerante. O plenário da Ale foi transferido para Machadinho do Oeste +++ A Itinerante foi proposta pelo deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná). Na pauta assuntos relacionados à região +++ As eleições a prefeito de outubro de 2024 em Porto Velho poderá ter uma quinada e 90 graus com relação a candidatos. Se tínhamos ao menos uma dúzia de bons pretendentes, aos poucos nomes considerados de ponta vão sendo descartados devido a implicações com a Justiça, principalmente +++ A expectativa é que alguns nomes apontados como favoritos fiquem fora da disputa. Quem viver verá...


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem